Um ano de debate “PS4 vs Xbox One” se passou e é hora de
olhar através dos consoles para o cenário macro da situação onde a Sony está em
apuros e a Microsoft não.
É hora dos fanboys pararem de fingir que são homens de
negócios. Este ano os fãs mortais do Playstation 4 e do Xbox One se engajaram
numa infinita, cansatica e sinceramente inútil guerra de argumentos a tudo o
que fosse relacionado a “PS4 vs Xbox One”. O último debate diz que o Xbox One é
uma causa perdida o que é um argumento infundado . Sony está em apuros e não a
Microsoft.
Seria uma tolice não dizer que a Sony está bem no momento. A
companhia tem mais de 13.5 milhões de PS4 vendidos enquanto os rumores dizem
que a Microsoft não tem nem metade dessa quantia vendido, embora a Microsoft
não tenha divulgado nenhum dado oficial em 2014.
Sony também dominou o circuito de jogos grátis para os
membros mais lucrativos assinante da Playstation plus dando 3 jogos grátis
neste mês de novembro e é o terceiro mês consecutivo que ela faz isso, enquanto
o similar da Microsoft , a Xbox Live continua com sua controversa política de
não igualar a generosidade da Sony.
Além disso a Sony também conseguiu algumas exclusividades de
peso e uma das mais notáveis é a exclusividade em alguns DLC´s de Destiny,
embora o game não tenha sido o sucesso que se esperava.
Em longo prazo, nenhuma dessas coisas importa e a Microsoft
está francamente em uma posição melhor.
Sony tinha as melhores cartas do baralho a seu favor no
lançamento dos consoles enquanto a Microsoft teve que superar algumas barreiras.(como
a necessidade de estar sempre conectado a internet, não poder rodar jogos
usados e etc.) O preço do One era mais alto devido ao Kinect e a Sony a atacou
duramente com uma propaganda mais pesada enquanto a Microsoft estava lutando
para recuperar a confiança dos fãs e comunidade gamer.
Em caso de você não haver notado, em novembro a maré começou
a virar.
Microsoft implementou cortes nos preços e distribuiu muitos
jogos grátis com seus pacotes do One, sua parceria com a NFL está começando a
dar retorno e a propaganda da Microsoft está inundando os horários da ESPN e as
maiores redes (Nos EUA) como aconteceu com a propaganda da Sony em 2014 e as
propagandas da Sony tem sido bem menos regulares.
Alguns poderiam argumentar que isso não passa de desespero
da Microsoft considerando o buraco nas vendas do Xbox One, mas é só uma questão
de “ligar os pontos” para perceber que é, como de costume, uma decisão
oportunista e proativa de vencer a maratona e a Microsoft realmente chama isso
de “corrida”.
Enquanto a Sony se gaba com o alto numero de consoles
vendidos a quantidade de games vendidos é bem baixa considerando o numero de
consoles nas casas dos usuários, além disso a Sony sofreu a perda de $806
milhões durante os últimos 4 meses de 2014 enquanto a Microsoft anunciou lucro
de $23.20 Bilhões no mesmo período.
Este lucro se refere diretamente aos videogames e é tolice
pensar o contrário.
A Sony se mostra confiante no PS4 para manter a companhia
está sofrendo em outros setores especialmente seu setor de dispositivos móveis.
Será que nós gamers podemos esperar que a Sony possa baixar o preço de seu console
num futuro próximo?Será que a SCEA pode esperar que apenas a venda dos consoles
poderá garantir exclusividade das softhouses por muito mais tempo enquanto
precisa de cada centímetro o terreno do PS4?
Por outro lado a Microsoft tem montanhas de dinheiro e
enquanto o novo CEO Satya Nadella tomou dramáticas medidas de cortes nos
custos, ele claramente se mostrou disposto a investir em cortes de preço do
Xbox One? SIM!, Buscar novas parcerias
que a Sony não tem como o EA Acess ? SIM! Distribuir jogos grátis nos pacotes
de férias do Xbox One? SIM!
Se diz em Las Vegas que “Dinheiro faz dinheiro” e a
Microsoft tem bastante e está gastando. E pelo e=jeito pretende fazer isso até
fechar o buraco de vendas entre os consoles e o objetivo é claramente vencer a
guerra dos consoles.
A Sony precisa gastar agora? Na verdade não. O PS4 está com
a saúde em dia até agora. Mas essa
geração de consoles promete durar mais do que a última e estamos apenas
começando a segunda temporada. Devemos admitir que a Microsoft está em uma
melhor posição a longo prazo. Sony está com uma hemorragia financeira enquanto
a Microsoft está lucrando.Sony está confiante que deve fazer o PS4 o mais
lucrativo possível e os outros etores da Microsoft estão subsidiando o Xbox em
certo nível.
Levando isso tudo em consideração, parece mesmo que a Sony
está em apuros e não a Microsoft. A Sony está ganhando a guerra de vendas, mas
as evidências parecem apontar que a Microsoft vai vencer a longo prazo.
Matéria publicada no site www.dailygame.net
Por Jonas Allen.
Traduzido por : Rainking Crow
Nenhum comentário:
Postar um comentário