segunda-feira, 10 de novembro de 2014

PS4 vs Xbox One - Sony está em apuros, a Microsoft não.

Um ano de debate “PS4 vs Xbox One” se passou e é hora de olhar através dos consoles para o cenário macro da situação onde a Sony está em apuros e a Microsoft não.
É hora dos fanboys pararem de fingir que são homens de negócios. Este ano os fãs mortais do Playstation 4 e do Xbox One se engajaram numa infinita, cansatica e sinceramente inútil guerra de argumentos a tudo o que fosse relacionado a “PS4 vs Xbox One”. O último debate diz que o Xbox One é uma causa perdida o que é um argumento infundado . Sony está em apuros e não a Microsoft.
Seria uma tolice não dizer que a Sony está bem no momento. A companhia tem mais de 13.5 milhões de PS4 vendidos enquanto os rumores dizem que a Microsoft não tem nem metade dessa quantia vendido, embora a Microsoft não tenha divulgado nenhum dado oficial em 2014.
Sony também dominou o circuito de jogos grátis para os membros mais lucrativos assinante da Playstation plus dando 3 jogos grátis neste mês de novembro e é o terceiro mês consecutivo que ela faz isso, enquanto o similar da Microsoft , a Xbox Live continua com sua controversa política de não igualar a generosidade da Sony.
Além disso a Sony também conseguiu algumas exclusividades de peso e uma das mais notáveis é a exclusividade em alguns DLC´s de Destiny, embora o game não tenha sido o sucesso que se esperava.
Em longo prazo, nenhuma dessas coisas importa e a Microsoft está francamente em uma posição melhor.
Sony tinha as melhores cartas do baralho a seu favor no lançamento dos consoles enquanto a Microsoft teve que superar algumas barreiras.(como a necessidade de estar sempre conectado a internet, não poder rodar jogos usados e etc.) O preço do One era mais alto devido ao Kinect e a Sony a atacou duramente com uma propaganda mais pesada enquanto a Microsoft estava lutando para recuperar a confiança dos fãs e comunidade gamer.
Em caso de você não haver notado, em novembro a maré começou a virar.
Microsoft implementou cortes nos preços e distribuiu muitos jogos grátis com seus pacotes do One, sua parceria com a NFL está começando a dar retorno e a propaganda da Microsoft está inundando os horários da ESPN e as maiores redes (Nos EUA) como aconteceu com a propaganda da Sony em 2014 e as propagandas da Sony tem sido bem menos regulares.
Alguns poderiam argumentar que isso não passa de desespero da Microsoft considerando o buraco nas vendas do Xbox One, mas é só uma questão de “ligar os pontos” para perceber que é, como de costume, uma decisão oportunista e proativa de vencer a maratona e a Microsoft realmente chama isso de “corrida”.
Enquanto a Sony se gaba com o alto numero de consoles vendidos a quantidade de games vendidos é bem baixa considerando o numero de consoles nas casas dos usuários, além disso a Sony sofreu a perda de $806 milhões durante os últimos 4 meses de 2014 enquanto a Microsoft anunciou lucro de $23.20 Bilhões no mesmo período.
Este lucro se refere diretamente aos videogames e é tolice pensar o contrário.
A Sony se mostra confiante no PS4 para manter a companhia está sofrendo em outros setores especialmente seu setor de dispositivos móveis. Será que nós gamers podemos esperar que a Sony possa baixar o preço de seu console num futuro próximo?Será que a SCEA pode esperar que apenas a venda dos consoles poderá garantir exclusividade das softhouses por muito mais tempo enquanto precisa de cada centímetro o terreno do PS4?
Por outro lado a Microsoft tem montanhas de dinheiro e enquanto o novo CEO Satya Nadella tomou dramáticas medidas de cortes nos custos, ele claramente se mostrou disposto a investir em cortes de preço do Xbox One? SIM!,  Buscar novas parcerias que a Sony não tem como o EA Acess ? SIM! Distribuir jogos grátis nos pacotes de férias do Xbox One? SIM!
Se diz em Las Vegas que “Dinheiro faz dinheiro” e a Microsoft tem bastante e está gastando. E pelo e=jeito pretende fazer isso até fechar o buraco de vendas entre os consoles e o objetivo é claramente vencer a guerra dos consoles.
A Sony precisa gastar agora? Na verdade não. O PS4 está com a saúde em dia até agora. Mas essa  geração de consoles promete durar mais do que a última e estamos apenas começando a segunda temporada. Devemos admitir que a Microsoft está em uma melhor posição a longo prazo. Sony está com uma hemorragia financeira enquanto a Microsoft está lucrando.Sony está confiante que deve fazer o PS4 o mais lucrativo possível e os outros etores da Microsoft estão subsidiando o Xbox em certo nível.
Levando isso tudo em consideração, parece mesmo que a Sony está em apuros e não a Microsoft. A Sony está ganhando a guerra de vendas, mas as evidências parecem apontar que a Microsoft vai vencer a longo prazo.

Matéria publicada no site www.dailygame.net Por Jonas Allen.
Traduzido por : Rainking Crow


Nenhum comentário: